José Camões: Investigador Principal da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona no programa de pós-graduação em Estudos de Teatro (Mestrado e Doutoramento). No Centro de Estudos de teatro desenvolve investigação sobre a História do Teatro em Portugal, estudos comparatistas do teatro ibérico do século de ouro e edição de teatro clássico português, produzindo ferramentas digitais para estas áreas de estudo. Centra a sua pesquisa sobretudo nos séculos XVI-XIX, assegurando a direção científica de vários projetos, destacando-se a edição integral do Teatro de Autores do Século XVI e do Século XVII, Documentos para a História do Teatro em Portugal, Teatro Proibido e Censurado nos Séculos XVIII e XIX.
Como editor de teatro clássico português, tem vindo a publicar na Imprensa Nacional o teatro completo de autores portugueses do século XVI, tendo já publicados 8 volumes (Sá de Miranda, Afonso Álvares, Simão Machado, António Prestes, Anrique Aires Vitória, e três volumes com obras de autores anónimos), para além da edição das Obras de Gil Vicente (5 vols.), entre os quais as Comédias de Sá de Miranda, e dirige a coleção de textos dos séculos XVII e XVIII do Centro de Estudos de Teatro.
Prepara atualmente a edição da Poesia de Francisco de Sá de Miranda, a partir da tradição manuscrita e impressa da obra do poeta, acrescentando diversos testemunhos inéditos.
As suas áreas de investigação abrangem a História do Teatro, a Crítica Textual e as Humanidades Digitais.