Isabel Guerra Loureiro nasceu na Figueira da Foz em 1962. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Português/Francês na UNL. Frequentou o mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa na mesma universidade.
Em 1984, iniciou a sua carreira como professora. Paralelamente, foi sócia-gerente de uma livraria em Lisboa. A sua actividade profissional foi interrompida ao mudar-se para Londres, onde viria a morar durante oito anos. Aí, frequentou cursos de Língua e Literatura Inglesa, de Creative Writing, e ainda de Antiguidades na Christie’s.
Escreveu, nos anos oitenta, livros didácticos de Português. Em 2016, publicou o seu primeiro romance, Ela — Pedaços de Verniz no Chão (Seda Publicações), que foi objecto de uma boa crítica no Expresso (4 estrelas). Em 2017, publicou o livro infantil A Fada dos Dentinhos (Alêtheia) e, no mesmo ano, o primeiro livro de poesia na Amazon, E o Resto o Resto Somos Nós.
Em 2020, entra para o elenco de escritores da Sibila Publicações com o romance Como Te Perdi, Luca? (Colecção: Vozes Contemporâneas, N.º 1)