Inês Nogueira, actriz e cantora é licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e, estreou-se com Antonino Solmer e Eduarda Dionísio na Companhia de Teatro “ContraRegra” em 1987 com o espectáculo “Kartoteka”.
Trabalhou no Teatro com Antonino Solmer, Fernanda Lapa, Jorge Silva Melo, João Grosso, Miguel Loureiro, Patrícia Portela, Carlos Avilez, entre outros. No cinema e televisão com Jorge Silva Melo, Regina Guimarães, Joaquim Leitão, Sérgio Graciano, Jorge Paixão da Costa, Francisco Manso, Vicente do Ó e Pocas Pascoal em: Idade Terceira; República; Florbela; António, um Rapaz de Lisboa; Até Amanhã, Camaradas; Liberdade 21; Garrett; Um poema por semana; Morangos com Açúcar; A palavra mágica, (selecção).
Faz parte do grupo de actividades da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio.
Criou com Carlos “Zíngaro” o espectáculo “Negro em Chão de Sangue Verde” a partir da poesia de Mário Dionísio (Teatro Maria Matos; Casa da Achada-Centro Mário Dionísio; Liceu Camões, 2011) e, “…A assobiar muito à vontade…” , a partir do conto de Mário Dionísio ”Assobiando à vontade”, com Artur Pispalhas, Carlos ”Zíngaro” e Pedro e Diana (Casa da Achada, 2022). 
Canta no concerto “100 anos d`Ella”, um tributo a Ella Fitzgerald e, no Coro da Achada.
Participou na gravação de “Zé Mário Pirata“, CD de homenagem a José Mário Branco com os temas “Perfilados de medo/os meninos de amanhã/Inquietação (2021)
É Professora de Voz e Interpretação desde 1996, dá, neste momento, aulas de Voz na Universidade de Évora e na Act-Escola de Actores. É co-autora de “Manual de Teatro”, direcção Antonino Solmer (reedição das Edições Afrontamento, 2022) e deu aulas de Voz e Canto em Díli-Timor leste em 2002.