Daniela Costa, sou ouvinte e escrevente. Criei as Biografias por Encomenda e, desde 2012, dedico-me a ouvir histórias de vida, reproduzindo-as em livros que ficam no domínio privado.
Algumas dessas vivências de gente comum foram publicadas no Dançar à Chuva (edição de autor, 2014).
Porque acredito no valor da memória, escrevi uma ficção baseada no assassinato à bomba de um homem que acreditava em Deus e militava pela esquerda. Uma Bomba a Iluminar a Noite do Marão (Afrontamento, 2018) tem dentro chuva e húmus.
Nesse ano, escrevi uma história para crianças que tem o selo Ler+: Aprende a Ser Saudável com o Joca e a Maria (Afrontamento, 2018).
Recebi quatro prémios literários, um deles levou-me à Coreia do Sul e o texto passou pelo crivo de José Luís Peixoto.
Integro a comitiva de jovens escritores portugueses que participam no Projeto CELA – Connecting Emerging Literary Artists (Europa, 2019-2023) com formação, networking e participação em eventos literários em diversos países da Europa. Nesse âmbito, tive oportunidade de frequentar um curso de especialização em Escrita Criativa pela Escuela de Escritores (Madrid) e irei em 2022 ao Conrad Festival, em Cracóvia. O texto A Tapioca foi traduzido para 9 língua e publicado na revista belga Deus Ex Machina.