Cláudia Fonseca, nasceu no Rio de Janeiro, mas tem suas raízes no nordeste do Brasil e de lá vem a sua mais antiga voz de contadora.
Vive em Portugal desde 1992, país onde se fez psicoterapeuta e narradora oral há já uns bons anos. Investigadora do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, prepara o doutoramento em Estudos Culturais, trabalhando entre a psicanálise e a narração. É presidente e co-fundadora da Contabandistas de Estórias Associação Cultural, desenvolvendo inúmeras atividades no âmbito da narração oral, mediação de leitura e programação, em contextos muito diversos. Participa com regularidade em encontros e festivais de narração, dentro e fora de Portugal.
Ao longo de dez anos, foi co-programadora dos Cacharoletes de Contos (noites de contos em Lisboa). Co-organizou as cinco edições do Terra Incógnita – Festival Internacional de Contos de Lisboa e as três edições do Estória História – encontro de narradores, saberes e sabores, festival em contexto rural que foi uma referência em Portugal.  Co-organiza o Passa a Palavra – Festa dos Ofícios do Narrar e o Festival Ondas de Contos, ambos em Oeiras.
Traz na sua bagagem histórias de muitos lugares e tempos, contos tradicionais e de autor, cantigas, histórias de família e casos, de que gosta muito. Assim se fazem as suas sessões.