Ana Gomes, membro do Parlamento Europeu entre 2004 e 2019, pelo Partido Socialista Grupo S&D – Aliança Progressista de Socialistas e Democratas.
No Parlamento Europeu, serviu na Comissão de Relações Externas (tendo sido coordenadora do Grupo S&D), na Comissão de Desenvolvimento, na Comissão de Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos, na SubComissão de Direitos Humanos e na SubComissão de Segurança e Defesa. Foi membro das Delegações para as Relações com os EUA, para as Relações com o Iraque e da União para o Mediterrâneo. Foi membro das Comissões Especiais de inquérito sobre os voos da CIA, sobre o escândalo LuxLeaks (TAX1 e 3). Foi Vice-Presidente das Comissões de Inquérito sobre os Panamá Papers e sobre os Paradise Papers (TAX3). Foi coordenadora S&D da Comissão Especial de Inquérito sobre o Terrorismo (TERR). Chefiou diversas missões de Observação Eleitoral da EU/PE (Etiópia, Timor Leste, Sudão, Myanmar, Geórgia, etc..).
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1972-1979).
Diplomata de carreira desde 1980, suspendeu funções em 2003, para se dedicar à atividade política. Como diplomata, serviu nas missões junto da ONU em Genebra e Nova Iorque e nas embaixadas em Tóquio e Londres. Entre 1999 e 2003, foi chefe de missão e embaixadora em Jacarta, tendo acompanhado o processo de independência de Timor-Leste e de restabelecimento das relações diplomáticas luso-indonésias.
Foi membro do Secretariado Nacional do Partido Socialista (PS), responsável pelas relações internacionais (2003-2004). É militante de base do PS.
Mantém um programa de comentário político semanal na SIC Notícias.