filipe seems-folio

INSTALAÇÕES: FILIPE SEEMS ‘TODAS AS CIDADES SÃO UTÓPICAS’

Anabela Mota Ribeiro convida António Jorge Gonçalves e Nuno Artur Silva para um passeio pelas cidades irreais – e, muito em particular, pela Lisboa de Filipe Seems, um detective escritor, herói de uma banda desenhada de aventuras passada no futuro dos anos noventa do século XX.

A instalação “Filipe Seems”, de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves, estará exposta na Capela de São Martinho, de 22 de setembro a 2 de outubro.

 

Nuno Artur Silva, curador da primeira edição da Folia, em 2015. É autor e produtor de livros, peças de teatro, séries e programas de televisão, sobretudo nas áreas da comédia e da poesia. Foi  fundador, editor e diretor da Produções Fictícias, agência criativa, do jornal ‘O Inimigo Público’ e do Canal Q,  canal cabo de entretenimento. Atualmente, é administrador da RTP.

|

António Jorge Gonçalves, ilustrador, caricaturista, designer gráfico, cenógrafo e professor, é na BD que tem o seu trabalho de maior destaque. Nasceu em Lisboa há 51 anos, licenciou-se em Design Gráfico e fez o Mestrado em Theatre Design em Londres. Foi ainda professor no IADE, RESTART e na Universidade Nova de Lisboa. Sendo a banda desenhada a sua forma de expressão de eleição, a sua vasta obra abrange o desenho, a fotografia, a música e a arte pública, e já lhe valeu vários prémios, em especial no Festival Internacional de BD da Amadora.