Maurício Correia Leite

Maurício Correia Leite

Nasceu em Cassilândia, 6 de janeiro de 1954. Promotor de leitura e arte. Educador brasileiro. Fez o curso de magistério em sua terra natal, após terminar viajou para o Rio de Janeiro para estudar teatro.
Em 1980 começou a contar histórias em aldeias indígenas na ilha do Bananal, atual estado de Tocantins.
É um dos idealizadores do projeto “Malas de Leituras”, apoiado pela UNICEF e pela Universidade Solidária de Brasília, que estabeleceu um método eficiente de formação de leitores.
Desde de 1990 é “fellow” da Ashoka Empreendedores Sociais.
O seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente por diversas organizações governamentais e não-governamentais, tais como a UNICEF, ASHOKA, Universidade Solidária de Brasília, Escola Arvense de Brasília, Universidade de Nova York, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Biblioteca de Tábua e Câmara Municipal de Tavira.
Foi o único brasileiro indicado ao prêmio Astrid Lindgren Memorial (Alma) 2012, do Conselho Sueco das Artes, o mais elevado prêmio internacional de literatura infantil.
Fez-se educador pela arte no seio das teorias de Paulo Freire, Montessori, Piaget e outros, mas foi no terreno dos muitos países em que tem trabalhado, desde a Amazônia a Moçambique, que construiu o seu modelo de intervenção, “ garimpando leitores “.
Associando uma bagagem teórica a um forte potencial de comunicação, o trabalho desenvolvido por Maurício Leite é uma referência no mundo da promoção da leitura.