[x_text class=”justify-text “]
[/x_text]

Grande Concerto de Abertura – Miúcha e Georgiana de Moraes

[x_alert type=”warning” close=”false” heading=””]15 de Outubro | 21H30 | Entrada Livre[/x_alert]
[x_text class=”justify-text “]

Miucha e Georgiana Moraes

Miucha e Georgiana Moraes

Este show foi idealizado para comemorar a volta de Vinicius ao Itamaraty em 2010, reintegrado, post- mortem no posto de embaixador.
Vinicius foi afastado, ainda nos anos sessenta, depois de quase duas décadas de serviços ao país como diplomata; aliás estava ele em Lisboa quando foi informado de sua exclusão do corpo diplomático brasileiro.
Injustiça finalmente remediada já que em sua vida Vinicius foi sempre um grande embaixador da cultura brasileira através suas musicas e poesia e com igual importância de sua personalidade e de sua maneira de se relacionar com as pessoas pelos lugares por onde andava.
Talvez dentre todos Portugal ocupe um lugar especial no coração do poeta como mostra o texto Obrigado Portugal que começa assim:

Obrigado Portugal!

A gentileza humana parece ter feito seu último reduto em Portugal. E quando eu falo em gentileza, dou-lhe quase a acepção medieval de amor cortês, de medida, de mesura. É um povo que não levanta a voz, e ninguém pense que por covardia, mas por uma boa educação instintiva e um senso de afetividade.
Eu confesso que depois desta minha última viagem, e de um contato intermitente de três meses com sua gente, Portugal seria o único país da Europa onde eu poderia viver fora do Brasil.
Vinicius de Moraes

Com efeito , na época, Vinicius usou de todos os recursos para tentar comprar uma casa em Óbidos cidade pela qual se apaixonou.
Passaram-se os anos e Vinicius volta hoje a Portugal para comemorar seu centenário, pelas vozes de duas pessoas que lhe foram muito próximas durante toda sua vida ;
a cantora Miúcha, parceira de shows e filha de seu grande amigo Sergio Buarque de Hollanda, e sua própria filha, Georgiana de Moraes ,que também participou do histórico show do Canecão do Rio, Tom Vinicius Toquinho e Miúcha. Esse espetáculo,.que marcou o reencontro de Tom e Vinicius no palco depois de muito tempo, ficou quase um ano em cartaz no Canecão do Rio e depois saiu em tournée por vários países da Europa passando por teatros como:(Olympia em Paris, Paladium
em Londres , Scala em Milão, Sistina em Roma, entre outras.

Miúcha e Georgiana contam essas histórias e costuram com canções de Vinicius e seus parceiros as muitas lembranças dessa convivência, acompanhadas por um quinteto de instrumentistas do primeiro time da cena musical brasileira : Camilla Dias piano , João Lyra, violão, Jamil Joanes, baixo, Ricardo Costa bateria, alen da participação especial de Georgiana de Moraes na percurssão.

Com a aproximação do centenário de nascimento de Vinicius Miúcha e Georgiana
esperam reviver nos vários locais que marcaram a vida de Vinicius o show já feito por elas em Brasília com a presença o presidente Lula e do corpo diplomático, e, mais recentemente no L’ Éuropéan de Paris.

Esse roteiro que fala de amores e de lugares, enfatiza também a força da grande amizade que unia Vinicius de Moraes e Sergio Buarque de Hollanda, que tem perdurado até hoje, ja quarta geração das famílias, realizando o que Sergio profetizou no prefácio que fez para “ O Operário em Construção e outros poemas:

Verdade é que a imagem do poeta, meu irmão mais moço e já hoje
irmão mais velho de meus filhos, com eles formando a álacre família dos Buarque de Moraes, continuo a tê-la tão presente, que a vou encontrar, não raro, nos próprios livros que minha profissão me leva a consultar
Não podendo, como não posso, escrever de autores ou, se teimasse em escrever, o resultado ficaria muito abaixo do homenageado, contentei-me aqui em contar um punhado de lembranças, que sempre guardarei, daquele que consegue sentir, e compor, e cantar e viver uma poesia das mais altas desta terra e deste tempo.
Sergio Buarque de Hollanda

E é o que estamos fazendo : invocando a presença de Vinicius com suas canções e poemas para repartir com aqueles que não tiveram o privilégio de sua amizade, “ um punhado” de lembranças e historias que revelam um pouco da personalidade do ser humano fascinante que habitava o grande artista que todos conhecem.

Miúcha
Georgiana de Moraes

[/x_text]