Parceria: Associação Cultural e Artística Grande Coisa!
6 A 16 DE OUTUBRO
RUAS DA VILA DE ÓBIDOS
No âmbito do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, a Associação Cultural e Artística Grande Coisa! apresenta a instalação audiovisual criada para a Viagem Literária João Damasceno. Entre 6 e 16 de Outubro, ao vaguear pelas pitorescas ruas da Vila de Óbidos, pode-se descobrir a poesia de João Damasceno através da leitura de poemas colocados em diversas montras e escutando a sua poesia na voz de Adolfo Luxúria Canibal, Filipe Costa, Nelson Matias, Pedro Damasceno, Ricardo Jerónimo e Joana Corker, Luís Pedro Madeira, JP Simões, Raquel Ralha, Vânia Couto, Manuel Pires da Rocha, Vitor Torpedo, MC Ruze e Catarina Moura.
Mini-Biografia
João Damasceno Albuquerque foi um poeta português (Coimbra, 1955-2010) cuja obra exprime a angústia e o êxtase precário de estar vivo. A história da família, fundadora da Tipografia Damasceno em 1969, em pleno vigor no Antigo Regime, terá ditado os alicerces da escrita do poeta. Após ter concluído o Bacharelato de História, parte, em 1979, para Angola, como professor cooperante para lecionar Português. Regressa a Portugal em 1981 e conclui o curso de Licenciatura em História. Desde o seu regresso de Angola até 1988, exerceu atividade docente em diversas áreas do ensino preparatório e secundário. Em paralelo, colaborou com a Editora Fenda. João Damasceno era senhor de um espírito inquieto e insurreto. O seu primeiro livro, Corpo Cru (1983), editado na Fenda pelo seu amigo Vasco Santos, reúne poemas de pulsões marginais e irreverentes, de pendor autobiográfico.
Em novembro de 2021, a associação cultural e artística Grande Coisa! realizou, em Coimbra, uma Viagem Literária dedicada à vida e obra de João Damasceno, de onde surgiu a instalação audiovisual que agora se apresenta.