Abrindo caminhos

Vidas e Legados de Mulheres da Diáspora Irlandesa

Esta exposição pretende realçar as vidas e os legados de 21 mulheres da diáspora irlandesa nas áreas da política, humanitarismo, sufrágio feminino, artes, ciências e desporto. Esta seleção representa apenas uma fração das muitas mulheres que deram contributos duradouros nas suas respetivas áreas de trabalho, mas que raramente receberam o devido reconhecimento.

O movimento pela igualdade de género tem sido, desde o seu início, um movimento global. Foi combatido não só por defensoras do sufrágio, mas também, de forma individual, por mulheres pioneiras que desafiaram as convenções e resistiram às expectativas sociais. Colaborações e parcerias foram cruciais, e muitas destas mulheres beneficiaram do apoio de companheiros, membros da família ou colegas.

A emigração ofereceu a muitas mulheres acesso à educação e a carreiras que poderiam não estar disponíveis na Irlanda. Estas mulheres desbravaram caminhos em todo o mundo, inovando nas suas respetivas áreas e permitindo que outras lhes seguissem as passadas, navegando estrategicamente nos seus próprios termos, numa sociedade dominada por homens.

Parceria: Eunic e República da Irlanda
ESPAÇO Ó