“Uma Aventura – A Exposição”

Muitas histórias começam com a frase “Era uma vez”.
A história de Ana Maria Magalhaes e Isabel Alçada, autoras da coleção “Uma Aventura”, também podia começar da mesma forma.
Era uma vez uma escola preparatória, em Lisboa, onde duas professoras se conheceram, no longínquo ano de 1976.
Era uma vez duas amigas que, em 1982, decidem escrever uma história para publicar.
Era uma vez um editor, de seu nome Zeferino Coelho, que pegou no manuscrito do livro “Uma Aventura na Cidade” e teve a “visão” daquilo que iria ser um grande sucesso.
“Os escritores conhecem a alegria de ver as suas histórias impressas nas páginas de um livro que alguém irá ler” (pelas autoras).
Mas também a alegria de ver as capas de cada novo livro nas vitrinas das livrarias. Assim como o leitor anseia por ver as novas capas e por ler as novas Aventuras, que são frequentemente publicadas.
Quem tem hoje 50 anos, como é o meu caso, viu nascer a coleção de livros infanto-juvenis com maior longevidade da literatura portuguesa. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, deram ao mundo a coleção “Uma Aventura”, que atravessa gerações, soma mais do que 40 anos e 66 livros publicados. 
Todos os anos, na Feira do Livro de Lisboa, assisto às longas filas que se formam junto do espaço da Editora Caminho. Estas filas são compostas por pais e filhos que aguardam, euforicamente, pelos autógrafos das autoras. 
Ao contrário da maior parte da filas, onde vemos pessoas aborrecidas com o tempo de espera, nesta vejo pais e filhos a falarem animadamente sobre os livros que já leram, bem como a trocar ideias sobre a coleção.

 “Uma Aventura – A Exposição” surge precisamente da observação deste sucesso.

Com esta exposição, composta pelas capas dos livros em grande formato, pretendemos levar os leitores a recordar a linha do tempo da colecção, que começa com a capa do primeiro livro, em 1982, e termina com a capa do mais recente livro. 

Venham connosco descobrir mais sobre a  coleção “Uma Aventura”
Juntem-se a nós. Façam parte desta Aventura!

Nélson Mateus – Curador e Promotor da Exposição.