Um festival literário com as características únicas do FOLIO tem de ter um espaço e um tempo dedicados às iniciativas locais e às propostas de todos os parceiros que contribuem e engrandecem o programa do festival.
Esse espaço, que já foi conhecido como Folio Paralelo, é o FOLIO Mais. É um espaço de autonomia onde os proponentes criam, promovem, produzem e realizam as suas iniciativas.
Editores e Livreiros, Institutos e Associações Culturais, Autores e Criadores, Fundações e Casas de Escritores, outros Festivais e Prémios Literários nacionais e internacionais encontram no FOLIO Mais o tempo e o lugar para a sua participação, integrada na programação geral ao lado do FOLIO Autores, do FOLIO Educa, do FOLIO Ilustra, do FOLIO Tec, do FOLIO Inclusivo, do Teatro e Cinema, da FOLIA e da BOÉMIA.
O FOLIO Mais é a componente da programação que transforma e redimensiona os espaços da vila, ocupando com as suas atividades as estruturas existentes, evidenciando as múltiplas interconexões que a literatura estabelece com as restantes artes – sejam elas a música, o teatro, o cinema, a performance, o desenho, a pintura, a escultura, as artes populares e os ofícios tradicionais, com a gastronomia e o turismo.
O FOLIO Mais, que promove cerca de uma centena de atividades (apresentações de livros, tertúlias, mesas redondas, debates, conversas, aulas, exposições, concertos, experiências gastronómicas) e que traz ao FOLIO mais de 200 participantes, permite uma intensa interatividade com os visitantes de Óbidos Vila Literária, que assim podem contactar diretamente com todos estes criadores e promotores e viver experiências memoráveis.
José Pinho
Ler Devagar / Curadoria FOLIO Mais