“Atravessamos um momento singular, acelerado e climático (de clímax, mas também de clima) em que parece ser cada vez mais arriscado ler devagar. Certas práticas de leitura estão em perigo; ser bibliotecário ou livreiro é uma aventura; e as pequenas livrarias para sobreviverem dão por si em lutas de bastidores contra monopólios mastodônticos e os seus impérios de algoritmos. Que Bestas são estas à solta no ecossistema dos livros? Assumindo que tememos sobretudo o desconhecido ou o que não entendemos, convocámos a fauna literária em peso: dos seres menores que a mais estreita entrelinha aos mais corpulentos, aqui se reúne um Bestiário Literário.
Avança, pé ante pé, sala a sala, página a página, na cadência do teu fogo e fôlego, ciente dos perigos. Aqui estás seguro, estás segura: podes avançar.”
Joana Bértholo
Este ano avançamos, pé ante pé, sala a sala, folha a folha, num manifesto ilustrado a favor das livrarias independentes. 69 ilustradores foram convidados a ilustrar livrarias reais e imaginadas, uma por cada ano de vida do nosso querido Zé Pinho. A Joana Bértholo escreveu a sala, o Raul Guridi deu corpo às bestas, o Jorge Carrión estará connosco entre outros autores e criadores para falar do amor aos livros.
Zé, estou a enlouquecer de saudades tuas e por isso não vou fazer o luto, vou continuar a dizer-te que sim. Vou continuar a abrir a porta da livraria que cria bicho pela leitura desde 2002.
Vemo-nos um dia destes, espero ter livrarias abertas, festivais a acontecer e vilas literárias prontas a habitar quando aí chegar.
Mafalda Milhões
Curadoria FOLIO Ilustra