O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos é, marcadamente, um evento que posiciona Óbidos num patamar de qualidade e excelência, onde a Cultura no geral e a Literatura em particular são os grandes motores.
Este ano o tema do FOLIO é o Poder. Aquando da escolha desta temática mais abrangente, durante a edição do FOLIO em 2021, estávamos longe de pensar numa guerra na Europa e, acima de tudo, que o poder de um só homem poderia desencadear uma série de problemas a nível mundial, onde a carestia de vida é, porventura, a face mais visível.
Mas quero falar de outros poderes, nomeadamente o poder da palavra e o poder de nos podermos expressar livremente. É isso que diferencia, e muito, a nossa sociedade de outras, algumas delas, como bem se vê, mais perto de nós do que pudéssemos supor.
O poder da palavra é imenso e aumenta ainda mais com o poder da liberdade de expressão. O FOLIO é um encontro de pessoas, de curiosos, de gente que faz e vive Cultura, em nome desse poder da palavra. Da palavra livre. Da palavra que pode ser dita. Da palavra que não pode ser calada. Nunca.
E é isso que devemos celebrar e enfatizar, principalmente nos tempos menos claros que vivemos.
Óbidos recebe, entre os muitos escritores e artistas nacionais e internacionais, dois prémios Nobel da Literatura e recebe-os nesta ocasião onde celebramos, como disse, o poder da palavra. A polaca Olga Tokarczuk acredita numa literatura capaz de unir as pessoas e o nigeriano Wole Soyinka é conhecido pela batalha intransigente, através da sua escrita, contra os ditadores que se sucederam após a independência do seu país.
Vamos também, este ano, e pela primeira vez, ter um evento que será acessível a todos. Vamos debater a acessibilidade Cultural e vamo-nos bater por ela. É esse também o nosso poder enquanto decisores públicos e fazedores de Política e políticas.
Mas estes são apenas exemplos do que o FOLIO é e vai continuar a ser. FOLIO Autores, FOLIO Educa, FOLIO Mais, FOLIO Ilustra, FOLIO BD, FOLIA, FOLIO Boémia, FOLIO TEC e FOLIO Inclusão. Em Óbidos o poder da palavra acontece em todos estes capítulos, numa espécie de livro de Liberdade que oferecemos a quem nos visita.
Sejam bem-vindos.

Filipe Daniel
Presidente da Câmara Municipal de Óbidos

_
_
_

“O poder é uma ação, e o princípio eletivo é o da discussão”
Honoré de Balzac

Durante 11 dias, Óbidos vai transformar-se no verdadeiro ponto de encontro da reflexão, análise e discussão.
As diversas linhas programáticas do FOLIO irão representar as mais diversas materializações do poder: o poder dos Autores, da Folia, da Educação, da Ilustração, da Banda Desenhada, da Boémia, da Inclusão, da Tecnologia e todos os deMAIS, criando uma interdisciplinaridade, apenas possível num evento com esta dimensão e diversidade.
Depois de uma crise sanitária mundial e com o decorrer de uma nova guerra cabe-nos a nós refletir olhando para o passado, pensando o presente e sonhando o futuro. A literatura é isto mesmo, um espelho do que somos, do que pensamos, do que acreditamos.
Hoje, deparamo-nos com situações que pareciam ser coisas do passado mas que agora se repetem. Não deveria a humanidade aprender com os seus próprios erros?
No seu romance “Claraboia”, José Saramago, escreveu: “Sim. Os tempos são outros, mas os homens são os mesmos…”. Viveremos nós numa espécie de loop gerido pela ignorância e pela falsa informação? Funcionarão a literatura e a sabedoria como “armas” nestas “guerras” atuais? Quais são os limites do poder e qual o seu alcance?
Podem os homens ser os mesmos, mas têm agora de uma forma muito mais facilitada a liberdade para se expressarem, para refletirem e para comunicarem. Existem melhores condições e novos
meios, um deles é um Festival Literário, um deles é o FOLIO.
Nesta edição, uma vez mais, a Óbidos Criativa, E.M., participa, de forma transversal com todos os poderes que possui: a sua equipa de colaboradores, a sua criatividade, a sua audácia e irreverência, a sua qualidade e excelência.
Esperamos por si!

Ricardo Duque
Presidente do Conselho de Administração da Óbidos Criativa, E.M.