2024 marca o sétimo ano de ligação da INATEL ao FÓLIO, a celebração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões e meio século de Democracia, sendo, igualmente, o ano em que o FÓLIO se rege sob o tema Inquietação.
Como curadores da FOLIA e coorganizadores do FÓLIO, a Fundação desafiou músicos, cantores e cantautores da língua portuguesa com o poder da palavra e do gesto a inquietarem-nos com espetáculos dinamizadores do pensamento crítico.
Um percurso que ao longo de mais de oito décadas a Fundação INATEL sedimentou e trilhou com o intuito de firmar relações de confiança com a sociedade civil, expressa na ampla e diversificada massa associativa que a integra.
Do programa FOLIA fazem parte 8 concertos que decorrem entre os dias 10 a 13 e dias 16 a 19 de outubro próximo, pelas 22h00 (Palco INATEL), com exceção do dia 13 de outubro que terá lugar às 19h00. O Palco INATEL abre a 10 de outubro com uma elegia a Camões, LINA_ Fado Camões percorre o Fado e poética de Luís Vaz de Camões.
A 11 de outubro sobe ao palco Nancy Vieira com Gente. Uma das herdeiras de Cesária Évora, explora o património musical de Cabo Verde, renovando-o.
Dia 12 de outubro continuamos a viajar pelos PALOP para apreciar Canções de Amor em Abril, pela voz da inconfundível Maria João. Uma viagem no tempo com muito amor. A 13 de outubro, o espetáculo Entre Nós apresenta talentos locais emergentes. Uma mostra de diversidade e criatividade numa partilha de novas visões, paixões e dons. Miss Universo é a mais recente banda deste Programa que atuará a 16 de outubro. Nascidos das suas raízes, pelas mãos de André Ivo e Afonso Branco, florescem na procura da sua semente. A 17 de outubro, Luta Livre promete não deixar ninguém indiferente. Luís Varatojo protagoniza canções de protesto seguindo a tradição de Zeca Afonso e Zé Mário Branco, mas também o folk, o ska, o hiphop. É a arte popular direta sem subterfúgios que a desviem da sua essência e que dá voz às causas comuns.
emmy Curl nasce nas alta montanhas de Vila Real e a 18 de outubro ressuscita a música de antigas melodias do folclore transmontano e celta num ato de amor para com o património cultural
português. 19 de outubro o Projeto em palco Pedro aka BATIDA apresenta: Neon Colonialismo.
Um álbum que pretende: provocar movimento e pensamento, apontando diretamente para o passado colonial.
A Fundação INATEL convida-o a que se inquiete connosco. Sejam Bem-vindos!
José Manuel da Costa Soares
Presidente da Fundação INATEL | Curadoria FOLIA