Maria José Vitorino
Maria José Vitorino (n. 1955) é professora desde 1976, bibliotecária desde 1990, e formadora certificada desde 1998.
Desenvolve atualmente projetos na área da leitura, das literacias e das bibliotecas, de que destaca para Leituras em Cadeia : intervenção em bibliotecas em contexto prisional, um projeto Gulbenkian iniciado em 2014 (com Miguel Horta). É curadora, com Teresa Calçada, do FOLIO Educa.
Publica regularmente artigos e comunicações em publicações especializadas, Congressos e Seminários. Tem participado na organização de Conferências, Encontros e outros eventos nacionais e internacionais.
Entre 1998 e 2014, trabalhou na Rede de Bibliotecas Escolares apoiando projetos e equipas de diversos concelhos. De 2004 a 2008, coordenou, com Amália Bárrios e Ana Melo, o THEKA Projeto Gulbenkian de Formação de Professores para o Desenvolvimento de Bibliotecas Escolares. Licenciada em História (1977), é pós-graduada em Ciências Documentais-Bibliotecas e Documentação (1990) e em Gestão e Curadoria da Informação (2015), e mestre em Ciências da Educação – Educação e Leitura (2007).
Participa como membro individual e dirigente em diversas associações culturais, nacionais e internacionais, tais como a BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, a APMNR Associação Promotora do Museu do Neorealismo, a APCEP Associação Portuguesa de Cultura e Educação Permanente, a IASL International Association for Schoollibrarianship, o ENSIL European Network for School Libraries and Information Literacy. Fundou em 2014 a Laredo Associação Cultural.
Em 2009 recebeu o Prémio IASL Schoollibrarianship Award.