Um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente no Mundo é a nossa proximidade com o outro. Esta relação é parte crucial no processo de ensino-aprendizagem desempenhando um papel importante na construção do Eu, do Outro e do Nós. Com esta premissa, a programação do FOLIO Educa assume a Participação e a Democratização da educação como princípios para a construção de um diálogo transversal. Num olhar para o futuro da educação e cruzando diversas áreas e instituições, pretendemos criar um debate ativo e reflexivo que projecte Óbidos no centro da criação de novos pensamentos para a educação.
Neste sentido, parte da programação do FOLIO Educa foi pensada com as escolas de Óbidos, garantindo uma maior participação de alunos, professores e outros profissionais de educação, na construção de um debate emergente sobre o futuro da educação.
A nova biblioteca municipal, situada na Casa José Saramago, assume um papel de destaque na programação do FOLIO Educa, num espaço projectado para pensar nas pessoas e nas suas histórias, valorizando o compromisso com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento e, com uma programação própria que aposta na promoção de experiências de partilha, participação, colaboração e cocriação. Esta programação explora os quatro eixos – som, palavra, imagem e objeto – garantindo uma partilha de conhecimentos e experiências, saberes e fazeres entre todas as gerações e procurando uma relação direta com a comunidade.
Um agradecimento muito especial a todos os que colaboraram na concepção da programação do FOLIO Educa, garantindo um conjunto de atividades diversificadas, abrangendo diversos públicos que enriquecem um diálogo em torno da educação.

Ana Sofia Godinho
Curadoria FOLIO Educa