DOM QUIXOTE por JÚLIO POMAR
Para assinalar os 400 anos da morte de Cervantes, a Fundação e o Atelier-Museu Júlio Pomar associam-se ao Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos numa mostra única de gravura, serigrafia e desenho de Júlio Pomar sobre Dom Quixote.
Saiba mais aqui
Jutta Bauer
NO PIM!
A segunda edição do PIM! Mostra de Ilustração internacional já tem a presença confirmada de Jutta Bauer. A presença da ilustradora alemã de obras infantis como “Selma”, “Quando a Mãe Grita”, entre outras, é uma oportunidade que miúdos e graúdos não vão querer perder neste Folio.
Saiba mais aqui
Laboratório de Formação
A desenvolver entre Maio e Outubro, com docentes de todo o país, culminando em 2 dias de Seminário
Internacional, um fim-de-semana de ideias e histórias reais de práticas inovadoras,
Mais informação aqui
Djaimilia Pereira de Almeida
Esse Cabelo
“O cabelo e escrever precisariam de vir um dia a alinhar-se como um par num reencontro. O livro do cabelo, no entanto, exigiria o esforço de deixar a literatura à porta, como o meu marido esperando-me ao longo dos anos em quatro automóveis diferentes e ligando-me para perguntar se já me despachei, com receio de se dar a ver às raparigas dos salões, tantas vezes preconceituosas, ficando no carro para me proteger de reparos, ouvindo rádio, mexendo no telefone, fazendo tempo. No livro do cabelo, a literatura faz tempo no carro e olha-me sem me reconhecer à primeira quando entro perguntando-lhe se gosta.”
Saiba mais aqui
SALMAN RUSHDIE
O escritor britânico Salman Rushdie, um dos autores mais premiados da Literatura contemporânea, confirma a sua presença no Festival Literário Internacional de Óbidos onde vai apresentar a sua mais recente obra “Dois anos, oito meses e vinte e oito noites”.
Saiba mais aqui
CAMANÉ
canta TOM JOBIM
Não é de agora a admiração de Camané por Tom Jobim. Já no CCB, ao lado de Mário Laginha, o ouvimos a cantar “Inútil Paisagem” do mestre brasileiro. Chegou a vez de um concerto totalmente dedicado a um dos pais da Garota de Ipanema, onde Camané se despede do fado português e parte para a dolência brasileira da bossa nova de Jobim. Para ver no Folio, claro.
Saiba mais aqui
V. S. NAIPAUL NO FOLIO
V. S. Naipaul gerou controvérsia com muito do que escreveu sobre temas fraturantes como a religião e o estado islâmico. A sua visão do mundo por vezes radical reflete-se nas suas obras.
Saiba mais aqui
Exposição
“Hieronymus Bosch – As tentações de Stº Antão”
Esta é a peça a mais importante da coleção de pintura europeia do Museu Nacional de Arte Antiga. Desde que há registo da entrada do quadro no museu, em 1913, proveniente das coleções reais que se encontravam no Palácio das Necessidades, o tríptico de Bosch saiu quatro vezes do MNAA. Antes de vir ao Folio, o tríptico vai estar ainda em Madrid, no Museu do Prado, o ano em que se assinalam os 500 anos da sua morte..
Saiba mais aqui
AULA
Mega Ferreira sobre Cervantes
António Mega Ferreira vem ao Folio dar uma aula sobre Cervantes, o autor do romance fundador da literatura moderna “Dom Quixote”..
Saiba mais aqui
FOLIO 2016
DE 22 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO