Galadum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património cultural único onde a música de raiz tradicional se funde com a língua mirandesa dando origem a um universo musical singular. O cancioneiro tradicional mirandês está na base do grupo que com os seus instrumentos recria temas explorando ritmos, dinâmicas e harmonizações dotados de contemporaneidade sem esquecer a memória, não tão distante, do isolamento geográfico e cultural que foi forjando as características da Terra de Miranda.
Os álbuns editados têm sido uma excelente apreciação pela critica especializada. Em 2010, para além da atribuição do prémio Megafone, o álbum “Senhor Galadum” foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais, tal como o seu antecessor “Modas i Anzonas”.
Entre os artistas com quem colaboraram, gravando ou atuando, contam-se nomes como Sérgio Godinho, Clã, Roberto Leal, Rao Kyao, Uxia, Sebastião Antunes, Vitorino, Zeca Medeiros, Toques do Caramulo, Luis Peixoto, Paco Diez, Banda Militar do Porto, Coro do Círculo Portuense de Ópera, entre outros.
Os concertos de Galadum Galundaina caracterizam-se simultaneamente pela sobriedade estética dos arranjos musicais e pela contagiante energia que transmitem ao publico transformando, espontaneamente, os recintos dos festivais em alegres palcos de dança onde os pés apenas tocam o chão nos intervalos, entre músicas.
Do seu roteiro fazem parte alguns dos mais importantes festivais de World/Folk Music em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Macau, Brasil, México e Malásia.