Ana Lua Caiano explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica e “sons do dia-a-dia”. Criando melodias que remetem para a tradição – fazendo uso de coros, harmonias e cânones – numa união com sintetizadores, beat-machines e sons retirados do quotidiano, a sua música traz a herança tradicional portuguesa para o mundo moderno, eletrónico e tecnológico.
Em setembro de 2022 lançou o seu EP de estreia “Cheguei Tarde a Ontem”, e no mês seguinte foi seleccionada para actuar na maior feira de world music global, a WOMEX, em formato showcase. Apesar de ainda em início de carreira, Ana Lua Caiano conta já com perto de três dezenas de espectáculos, tendo percorrido diversos palcos de norte a sul do país.
Ao vivo, atua em formato “one woman show”, com um sintetizador, uma loop station, um microfone, um bombo e vários instrumentos percussivos, que através da sobreposição de loops lhe permitem criar várias camadas sonoras e ambientes, sozinha e em tempo real.
Este ano, Ana Lua Caiano estará em digressão pelo país, preparando-se para lançar um novo EP no mês de maio.
“Há um tipo de artistas que faz parte da dieta equilibrada de qualquer fã de música. É um tipo de músico que dá para acompanhar a qualquer momento, excepto como música de fundo. Porque estes artistas cativam-nos ao encarar a melodias e as palavras que proferem com um tom teatral, que nos chama a atenção.” – Rimas e Batidas