Ricardo Alexandre tem 50 anos.

É diretor adjunto da TSF (desde Maio 2018) onde comenta política internacional e apresenta atualmente os programas O Estado do Sítio, Mapa Mundo, Revista de Imprensa Internacional, dedicados às questões internacionais.

Foi Editor de Politica Internacional de rádio e TV na RTP (2015-Abril 2018). Apresentou na Antena1 o programa Visão Global. Foi Diretor Adjunto de Informação da Antena1 (2005-2012), acumulando com a coordenação e apresentação do Programa da Manhã. Fez reportagem de guerra e em zonas de pós conflito, como Balcãs, Palestina, Afeganistão,Ucrânia, Timor Leste.

 

É Doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Mestrado em Sociedades e Políticas Europeias, também pelo ISCTE. Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É investigador associado do CEI – Centro de Estudos Internacionais do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e investigador colaborador do Observare da Universidade Autónoma de Lisboa.

Professor Associado de Jornalismo na Universidade do Minho, foi também professor no ISMAI, na Universidade Lusófona de Lisboa e na Universidade de Coimbra.

Representa o Sindicato dos Jornalistas (SJ) no Conselho de Administração do CENJOR. Foi membro do Conselho Geral do (SJ) e vice-presidente do respetivo Conselho Deontológico.

É coautor do livro: Visão Global – Conversas para Entender o Mundo (Prime Books, 2010) com José Cutileiro.

É autor dos livros: João Aguardela – Esta Vida de Marinheiro; Irão: o país nuclear (2006, com prefácio de Jorge Sampaio); Palestina, Viver na Intifada e Por Uma Vida Normal – Guerra e Paz na Jugoslávia.

Prémio Reportagem Rádio do Clube Português de Imprensa (1999), com o trabalho «Jugoslávia, Cicatrizes para o Futuro». Prémio Repórter Rádio da Casa da Imprensa / Prémio Maria Leonor (2005), por um “conjunto de trabalhos”.