Marília Gabriela conversa com Joel Neto e Rui Cardoso Martins sobre literatura e jornalismo com moderação de Ana Sousa Dias.
Rui Cardoso Martins (Portalegre, 1967) escreveu os romances E Se Eu Gostasse Muito de Morrer (2006), Deixem Passar o Homem Invisível (Grande Prémio APE, 2009), Se Fosse Fácil Era Para os Outros (2012) e O Osso da Borboleta. (2014). Repórter internacional e cronista na fundação do PÚBLICO, com dois prémios Gazeta por Levante-se o Réu (Tinta-da-china, 2015), na origem também do segundo volume Levante-se o Réu Outra Vez (Tinta-da-china, Maio de 2016). Fundador de Produções Fictícias, é co-autor, entre outros programas, de “Herman Enciclopédia”, “Contra-Informação” e “Conversa da Treta”. No cinema escreveu os argumentos de “Zona J” e do último filme de Fernando Lopes, “Em Câmara Lenta”. Escreveu a peça “António e Maria”, com base na obra de António Lobo Antunes. Tem contos em diversas publicações nacionais e internacionais.
|
Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou livros de ficção, de crónica e de reportagem, mas diz ver-se a si próprio sobretudo como um «escritor de jornais». Escreveu em quase todos os grandes jornais portugueses, ganhou vários prémios de reportagem e vem desenvolvendo há mais de vinte anos intensa atividade como cronista.
|
Marília Gabriela nasceu em 1948 no Brasil. É jornalista, atriz, cantora, escritora e apresentadora de televisão. Iniciou a sua carreira de jornalista em 1969, como estagiária do ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo, e no mesmo ano foi convidada para ser apresentadora no telejornal do ‘Jornal Hoje’ em São Paulo. Estreou-se como atriz de teatro em 2001, como protagonista da peça ‘Esperando Beckett’, escrita e dirigida por Gerald Thomas. Participou também em vários filmes e telenovelas. Considerada por muitos a melhor entrevistadora do país, Marília Gabriela conduz as entrevistas mais reveladoras e polémicas da televisão brasileira, sempre com convidados especiais.