Cinco anos depois, o FOLIO volta com uma programação intensa e excepcional em volta do tema principal: O Tempo e o Medo.

O FOLIO Mais, que é a área de programação das iniciativas locais e da programação autónoma dos parceiros e apoiantes do FOLIO: Editores, Livreiros, Fundações, Outros Festivais Literários, Instituições Estrangeiras, Institutos Culturais das Embaixadas, entre outros, apresenta um conjunto de cerca de cem iniciativas em que participam mais de 200 autores, moderadores, conferencistas, músicos, cineastas, performers.

As actividades FOLIO Mais desenvolvem-se nos locais menos prováveis, nas praças e ruas da Vila, nas livrarias, nos bares, em casas particulares, nos hotéis, na TENDA DOS EDITORES E LIVREIROS, nas Livrarias de Óbidos-Vila Literária, em espaços municipais.

Esta linha de programação tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior, enquanto espaço de autonomia, onde os proponentes criam, promovem, produzem e realizam livremente as suas propostas de programação.

Para esta edição estão agendadas conversas com premiados de prémios literários internacionais vindos do Brasil (Sesc e Oceanos); e com representantes de outros festivais literários internacionais vindos de Cabo Verde, do Brasil e dos Estados Unidos que trazem escritores, músicos e outros autores.

Destaca-se ainda a realização de duas feiras do livro – a Feira do Livro Antigo de Consulta e Instrução e o Mercado de Fanzines – e a continuação do colóquio Matemática e Literatura, em associação com os Centros de Física e Matemática das Universidades de Coimbra, do Porto e de Lisboa, com o apoio da FCT.

Performances artísticas, sessões de leitura e de poesia, lançamentos e apresentações de livros, conferências e debates, sessões de autógrafos e encontros improváveis com escritores e participantes, exposições e projecções de filmes, masterclasses e workshops, completam a oferta.

Um agradecimento especial à Fundação INATEL que ao reforçar significativamente a sua participação permitiu trazer ao FOLIO, para além da FOLIA, e pela primeira vez, um conjunto variado de outras iniciativas literárias.

José Pinho
Ler Devagar
Curador FOLIO MAIS