PIM

Acontece em torno da PIM! – Mostra de Palavras, Ilustração e Movimentos de Leitura. Esta mostra internacional de ilustração conta com a presença dos mais prestigiados criadores portugueses e brasileiros na área da literatura infanto-juvenil, com uma colecção ímpar de ilustrações originais de livros editados. É homenageado o trabalho de Maria Keil
que serve como lugar-raiz para uma viagem pela obra de mais de meia centena de ilustradores que nos convidam a ler a cor, a textura, as linhas, as formas, as palavras. Portugal redescobre o Brasil pela ilustração como forma de expressão de técnicas e identidades artísticas.
Destacam-se as presenças dos recém-premiados Afonso Cruz (Prémio Nacional de Ilustração 2014) e do brasileiro Roger Mello (Prémio Hans Christian Andersen 2014), dentro de um colectivo de enorme qualidade, que se quis eclético e transversal na representação da contemporaneidade visual.
Com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal e da Viarco Portugal, acolhem-se os leitores de todos os tamanhos no espaço da Galeria novaOgiva (Vila de Óbidos) e da Livraria Histórias com Bicho (Casais Brancos-Óbidos), celebrando as imagens e os seus autores através de performances, conversas e encontros, teatro, música e livros.
 
Concepção e Curadoria Mafalda Milhões, 
com a colaboração especial de Dora Batalim SottoMayor