– Ai que não torno a ver o meu rico filhinho! Mas as implorações da mãe não impediram que, na manhã seguinte, João Sem Medo se esgueirasse de Chora-Que-Logo-Bebes e se dirigisse à socapa para o tal Muro que cercava a floresta e onde alguém escrevera este aviso:
É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM NÃO ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR

José Gomes Ferreira
As aventuras de João Sem Medo: panfleto mágico em forma de romance. 1ª ed. 1963

Espantados pela leitura, vamos pensar adiante em tempos duros, por futuros mais brilhantes para todos, sobre educação, literacia, literatura, bibliotecas, museus, escolas.

FOLIO EDUCA – oficinas, tertúlias, masterclasses e o 5.º Seminário Internacional, que se propõem:
• Valorizar a leitura que ultrapassa a superficial e permite o acesso aos sentidos, à compreensão do texto, incluindo os níveis de inferência e de descodificação pelo contexto e as referências culturais
• Promover a reflexão de agentes educativos em contextos formais e não formais sobre a Literatura, a Leitura, a Educação, as Bibliotecas, tendo por referência o tema de 2019: O tempo e o medo
• Divulgar boas práticas e obras literárias de qualidade reconhecida e virtualidade educacional identificável
• Propiciar experiências de mediação leitora consistentes e inovadoras, com públicos de diversas idades e escolaridades
• Estimular a conversa, a troca de ideias e de perguntas, a criatividade e a colaboração, incluindo entre universos profissionais, cívicos, científicos e artísticos considerados comumente de improvável encontro.

Esperamo-vos em Óbidos, de 10 a 20 de Outubro, como se houvesse amanhã. Para quem educa e se educa, há sempre…

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Associamo-nos à sua comemoração, este ano com o lema “Let’s Imagine”, agradecendo o apoio da RBE, do PNL2027 e da DGLAB e de todos os intervenientes na programação FOLIO EDUCA.

Maria José Vitorino
Laredo Associação Cultural
Curadora FOLIO EDUCA